Meu Workflow

Lorem ipsum dolor sit amet. Não imaginava que seria tão complicado descrever em palavras o ambiente que eu passo 10h do dia, meu computador.

Como meta para 2020 estava escrever/ler mais sobre tecnologia, e o primeiro desafio partiu do umgeher, descrever as ferramentas e processos que eu utilizo no meu dia-a-dia.

Sistema Operacional / Distro

Eu sou minimalista, e adoro resolver problemas, entao eu sempre fui o cara que usa a distro estranha (hipster).

Desde de 2010 eu uso Linux, quando todos usavam Windows eu fui usar o Ubuntu, depois de um tempo o Ubuntu se tornou mainstream, virou user-friendly e o gnome3 era lento demais então eu mudei para o Debian. Na procura por um sistema que eu pudesse ter mais controle eu migrei para o Arch Linux, mas o systemd era uma caixa preta e eu queria algo mais simples.

O Void Linux é uma distro criada por um dos mantenedores do NetBSD, não usa o systemd e foi meu daily driver pelos ultimos 2 anos, agora para 2020 eu fui pro mundo dos BSDs, estou usando o OpenBSD no meu notebook, um lenovo thinkpad x240, ate o momento nenhum problema, mesmo para desenvolvimento web, e olha que não to falando do BCHS Stack, eu uso node.

OpenBSD 6.6

Packages (KISS)

A lista de programas que instalo em um sistema operacional é bem pequena, começando pelos programas que eu sempre lembro de instalar:

Depois vem os programas que eu lembro quando vou utilizar e percebo que não esta instalado:

Workspace

Independente do sistema operacional a minha área de trabalho não mudou nada nos últimos 5 anos, eu continuo utilizando o awesomewm, meu navegador continua o firefox, e meu editor é o emacs. Eu constumo deixar todos os programas rodando em fullscreen, e vou alternando entre eles utilizando os atalhos do awesomewm.

Minha area de trabalho que eu raramente vejo: AwesomeWM

Meu emacs: Emacs

Vida no Terminal

Boa parte de tudo que eu faço no computador é via terminal, se eu não estou no browser ou no editor, eu estou no terminal.

Eu utilizo o st como terminal emulator porque ele é leve, tem boa performace, e depois de aplicado o patch anysize ele funciona muito bem com o awesomewm. Eu uso o fish como shell, o zsh estava lento, e eu gosto de autocomplete no terminal.

Eu também uso o tmux como termininal multiplexer. Eu tenho uma sessão chamada vikingmakt onde fica o IRC e outras coisas relacionada a trabalho, e para cada projeto que eu estou trabalhando eu crio uma sessão no tmux, agora eu estou na sessão chamada blogging com o hugo serve na esquerda, e o emacs na direita.

Em outros projetos, como por exemplo na quoretech, eu deixo um painel para ficar executando comandos do git. Tmux

Leitura

Eu costumo ler bastante coisa de diversos assuntos na internet, minha principal fonte de leitura vem do Lobsters, eu entro todas as manhas e vou abrindo os links que me interessam para ir lendo durante o dia. Eu tambem constumo acompanhar alguns subreddits, como /r/emacs para saber o que tem de novo e interessante no emacs, e o /r/unixporn para da upvote a todo post com a tag awesomewm.

Futuro

Não deixar esse plano de escrever morrer.